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Quais os principais tipos de distribuição

1. Distribuição Intensiva

Objetivo: Fazer com que o produto esteja disponível no maior número possível de pontos de venda.

Onde é Usada?

  • Produtos de consumo rápido e de baixo valor, como alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza.

Exemplo: Refrigerantes, biscoitos e sabão em pó vendidos em supermercados, mercearias e lojas de conveniência.

Vantagem: Grande cobertura e facilidade para o consumidor encontrar o produto.


2. Distribuição Seletiva

Objetivo: Escolher determinados pontos de venda para comercializar o produto.

Onde é Usada?

  • Produtos que exigem atendimento especializado ou que possuem um público específico, como eletrodomésticos, roupas de grife, cosméticos e eletrônicos.

Exemplo: Uma marca de roupas premium que só vende em lojas específicas de shopping centers.

Vantagem: Controle sobre a imagem da marca e qualidade do atendimento ao cliente.


3. Distribuição Exclusiva

Objetivo: Conceder a um único distribuidor ou lojista o direito de comercializar o produto em determinada região.

Onde é Usada?

  • Produtos de alto valor agregado ou que exigem assistência técnica especializada, como automóveis, máquinas industriais e equipamentos eletrônicos de ponta.

Exemplo: Concessionárias de veículos e revendas exclusivas de equipamentos médicos.

Vantagem: Relacionamento próximo com o distribuidor e melhor controle sobre a marca.


4. Distribuição Direta

Objetivo: O fabricante vende diretamente ao consumidor, sem intermediários.

Onde é Usada?

  • Empresas que produzem sob encomenda ou que desejam ter controle total sobre a experiência do cliente.

Exemplo: Venda de produtos por e-commerce próprio ou fábricas que comercializam diretamente ao consumidor.

Vantagem: Maior margem de lucro e contato direto com o cliente.


5. Distribuição Indireta

Objetivo: Utilizar intermediários (atacadistas e varejistas) para levar o produto até o consumidor final.

Onde é Usada?

  • Empresas que desejam atingir um grande volume de vendas sem precisar lidar diretamente com cada ponto de venda.

Exemplo: Fabricantes de alimentos que distribuem seus produtos para supermercados e mercearias por meio de distribuidores.

Vantagem: Rapidez e capilaridade para alcançar diversos mercados.


6. Distribuição Multicanal

Objetivo: Utilizar diversos canais de distribuição ao mesmo tempo, como vendas diretas, marketplaces, lojas físicas e distribuidores.

Onde é Usada?

  • Empresas que querem alcançar diferentes perfis de clientes e se adaptar às mudanças do mercado.

Exemplo: Uma marca de cosméticos que vende em lojas físicas, e-commerce próprio e também em marketplaces como Mercado Livre.

Vantagem: Alcance ampliado e mais conveniência para o consumidor.


Conclusão

Cada tipo de distribuição é adequado a um tipo de produto e estratégia da empresa.
Escolher o modelo certo pode aumentar a presença da marca, melhorar o relacionamento com clientes e garantir que os produtos cheguem de forma eficiente ao mercado.

 

 

 

Publicação elaborada pela equipe ERPSISWEB